"Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu... interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo, não sujeito à mudança?"
Santo Agostinho

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Exposição - Experiências de oração.


Olá queridos amigos.
Estou preparando uma nova exposição sacra / religiosa e gostaria de partilhar com vocês.
Ela é um pouco livre, tem como inspiração momentos de oração vividos na reflexão de histórias de santos, na Virgem Maria e temas bíblicos. Ainda está em seu começo, mas gostaria de ir partilhando as criações que já foram feitas até agora.
Conto com a oração e intercessão de todos, para que através das artes possamos comunicar um pouco do Invisível, mas sempre Presente, e crescer em nós também o desejo da contemplação.


As duas próximas inspirações surgem com Francisco de Assis. Sinto que ainda terei outras peças onde nosso querido pai será fonte de momentos criativos.


Nessa obra traduzo o carinho de Deus com os homens através da natureza. Moro em um lugar particularmente lindo do ponto de vista natural, e experimento todas as manhãs essa experiência de em uma caminhada de oração contemplar o sol no oriente que se aponta por trás dos Eucaliptos e Araucarias; dos passaros que cruzam o céu em forma de louvor porque um novo dia amanheceu, assim se penduram na figueira e antes mesmo que os frutos estejam todos maduros se alimentam daquilo que a terra os proveu.
Nessas caminhadas sempre me acompanham meus cachorros, fiéis companheiros que em silêncio param ao meu lado e também se põem a contemplar.


Chamo este quadro de Noite Fraterna.
Lembro-me do início da Comunidade Sal e Luz onde nos reuniamos nas calçadas, em frente a escadaria da Igreja Santa Inês, ou na laje da casa dos meus pais. Gostavamos de partilhar, rezar e contemplar as estrelas. Não tinhamos fogueira como fazia Francisco com seus companheiros, mas sempre levávamos uma vela para iluminar a face do irmão que estava partilhando.
Nesta obra me inspiro em Francisco e seus companheiros. Os irmãos estão maravilhados contemplando o firmamento estrelado, absortos em oração.  E Francisco que se apoia em uma rocha pega dois gravetos de árvore e simula um violino enquanto compõe um de seus louvores ao Senhor, seus olhos se fixam no infinito olhando para o nada, provalmente estaria louvando pela irmã noite e as estrelas, pela irmã Lua, linda como a irmã Clara, e pela amizade que é capaz de tornar as noites da vida iluminadas e aconchegantes.

Ah! A Virgem Maria! Ela sempre será fonte de oração e inspiração.

Essa é a Virgem Capela, da qual falei com vocês em uma postagem anterior. É a Virgem grávida de Jesus, Aquela que colocando a mão em seu ventre entra em comunhão plena com Deus. A primeira a guardar Jesus, o primeiro tabernáculo, o sacrário humano mais digno de acalentar o Filho de Deus.
Com certeza terei ainda muitas obras inspiradas na oração da Virgem Maria. Foi dela o primeiro quadro a óleo que pintei.


Apesar de ter poucos quadros com Jesus, não posso deixar de dizer que Ele é a fonte, o princío e fim de todas as minhas inspirações, Jesus é a imagem de minha grande história de Amor.
Neste quadro relato uma passagem da qual amo muito, a passagem da pecadora caída (João 8), especialmente inspirado em uma cena do filme a Paixão de Cristo. Essa passagem me revela a face de Jesus Compreensível; sempre gosto de pintar as atitudes de Jesus. Já fiz um quadro de Maria Madalena onde ela chora e perfuma os pés  do Senhor, a atitude que me marcou na ocasião foi justamente a bondade de Deus em apesar do costume da época estender os pés para Maria.

Então por enquanto é só queridos amigos.
Estão no "forno" algumas outras obras com Santa Teresinha, passagens bíblicas e experiências pessoais.
Rezem por mim para que o Espírto Santo me ajude nesses outros projetos que já tenho esboçado no papel e na experiência da oração, mas agora preciso colocar pra fora através da arte.

Deus abençoe a todos.
Paz e Bem!

Jesus pra sempre!

2 comentários:

  1. Oi Brina

    Amei essa virgem Capela vou querer uma pra mim
    fiquei extremamente emocionada com a imagem e com a escrita sobre ela .... Fantastico esse trabalho depois me diga quanto custa ok

    Abraços fraterno Marcia SDC

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida.
    Que bom que gostou. Estou preparando um acervo para exposição e depois disso irei vender as telas ou pegar encomendas. Quando eu tiver com o material pronto te aviso.
    Obrigada por prestigiar.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir