"Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu... interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo, não sujeito à mudança?"
Santo Agostinho

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Arte como experiência profunda de Deus.



Queridos amigos,
Estava meditando um pouco sobre a arte na Igreja, tanto a arte religiosa como a sacra; me deparei com essa linda frase de nosso saudoso João Paulo II.

"Todos os artistas têm em comum a experiência da distância insondável que existe entre a obra de suas mãos, por conseguida que seja, e a perfeição fulgurante da beleza percebida no fervor do momento criativo: o que conseguem expressar no que pintam, esculpem ou criam é só um tênue reflexo do esplendor que durante uns instantes brilhou ante os olhos de seu espírito."

No mesmo momento me lembrei das inúmeras experiências em que fui agraciada com esse contato com o invisível em um momento criativo.
E por isso estou aqui para partilhar um pouquinho sobre essa verdade.
Existe outra frase de João Paulo II que diz assim:

“O artista vive uma relação peculiar com a beleza. Num sentido muito real pode dizer-se que a beleza é a vocação à que o Criador o chama com o dom do talento artístico.”

Todas as vezes que eu crio um quadro, uma pintura na parede, ou esculpo uma madeira, etc.. Eu faço minhas orações e sinto uma profunda comunhão com Deus Criador. É realmente aquela experiência de tocar o sagrado!



O momento criativo é algo que nos faz ter uma experiência com aquilo que estamos prestes a realizar, e muitas vezes a inspiração é muito maior do que conseguimos colocar para fora. Na verdade sinto como minha alma sendo um cálice; o que se materializa em arte é o que transborda de minha alma, porém o que fica ainda no cálice é algo tão pessoal e profundo que consegue ser transmitido apenas com a contemplação com a oração pessoal de cada contemplador, que com certeza viverá suas próprias experiências e também se transbordará.
A primeira capela que eu pintei me trazem lembranças marcantes de todas essas experiências, desde o primeiro momento enquanto em oração traçava os riscos do que seria o projeto final, já vivia em minha alma a presença criadora de Deus Pai e a ação comunicativa de Deus Espírito Santo. E no pensamento estava sempre Aquele pelo qual tudo foi criado: Jesus Cristo.




 Cada talhada na madeira para formar o pelicano trazia a memória do Cristo que deu sua carne para nosso alimento.



Cada anjo ou detalhe em uma parede trazia ao coração a presença e certeza do mistério e da corte celeste preparando aquele ambiente.




E foi assim também em muitos outros trabalhos. Até mesmo nos momentos em que eu estava apenas dando aula.
Lembro-me particularmente de uma vez que ajudando uma aluna e filha a pintar uma imagem do Imaculado Coração eu sentia reproduzir dentro de minha alma aquele olhar que me convidava a mergulhar no coração Imaculado da Virgem Maria.



E detalhe, a imagem nem estava pronta e muito distante daquilo que a artista desejaria, porém hoje com a imagem terminada ainda contemplo aquele olhar chamativo de um momento lá trás onde enquanto professora, participei de um momento criativo de um aluno.

Em alguns momentos a inspiração brotava em uma oração que nem era própria para a pintura, como quando uma vez rezando pelas famílias de minha comunidade senti que todas estariam amparadas pelo espírito do coração da Sagrada Família. A imagem da pintura veio clara na oração, e depois no momento oportuno representada em imagem.



Teria tantas experiências para contar a vocês sobre o quanto é gostoso pela arte tocar o invisível.
Mas vamos fazer isso aos poucos, até para que o excesso de informações não roube o brilho de cada momento.
Estou tendo uma experiência linda esses dias com a Virgem Maria em sua gestação, a Virgem Capela.
Se Deus quiser espero logo partilhar com vocês e também mostrar as fotos do fruto dessa experiência.
Fiquem com Deus, e que com a ajuda do Espírito Santo possamos transbordar no mundo um pouco da Beleza que conhecemos.
Paz e bem!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Reciclando e fazendo arte.


Olá amigos.
Hoje gostaria de falar um pouco sobre o conceito espiritual que há por trás da reciclagem.
Quando Deus criou o mundo deu ao homem o poder de dominar sobre toda a terra.
"Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão”." (Genesis 1,26)
Esse dominar pode ser traduzido como o homem responsável por zelar, cultivar e se responsabilizar por toda a criação. Se a natureza é um presente de Deus para nós, temos então a responsabilidade em cuidar deste presente.
E por ser um presente coletivo, ou seja, pertence a toda a humanidade, não posso egoisticamente usufruir dele sem pensar em sustentabilidade e preservação, para que as gerações futuras também sejam agraciadas por essa dádiva.


O homem é o fim último da natureza. Ela não é um deus e nem tem poderes sobre os homens. Mas Deus a fez para que o homem pudesse se utilizar dela, e assim, nada jamais o faltasse.
Por isso que reciclar é muito importante.
Quem já não ouviu falar da história da formiguinha tentando apagar um grande incêndio? Talvez pensemos que reaproveitar um potinho ou outras coisas simples de nosso dia a dia não fará diferença nas catastróficas destruições causadas pelas Indústrias. Porém, se cada um de nós fizer a sua parte, não seremos apenas uma simples formiguinha, e sim um grande número fazendo a diferença no planeta.
Plantando sementes de "futuro melhor" para nossos filhos!
Se quiseres um mundo mais florido, cultive flores!




Nunca conheci uma pessoa que não gostasse de flores, de limpeza, de um cheirinho gostoso no ar, de contemplar uma paisagem bonita.
No entanto conheço poucas pessoas que tem o hábito de cultivar uma flor, um vasinho pequeno que seja em sua casa.
Assim acontece também com outras coisas boas da vida, como educação, cortesia, limpeza, bem estar, saúde.
Gostamos tanto de coisas belas, harmoniosas e limpas. Porque ainda continuamos jogando lixo na rua e nos tratando com indiferença e má educação?

Reciclagem e Arte.

E já que falamos de beleza, gostaria de mencionar a sacralidade da reciclagem.(Aqui me desculpem os artistas sacros, me refiro a sacralidade enquanto belo e não enquanto um culto).

Na arte sacra Deus Beleza e verdade se confundem.
Beleza é o lugar onde Deus brilha.
Tudo aquilo que corresponde a uma verdade também corresponde a algo belo.
Apropriando-me do conceito de beleza na arte sacra é que ouso dizer que a reciclagem é bela.
Bela porque é verdadeira; verdadeira porque seus princípios e objetivos são nobres: o cuidado e a preservação da natureza, o presente de Deus para os homens.
A arte é um dos maiores aliados da reciclagem, pois em forma de artesanato podemos aproveitar muitas coisas e além de enfeitar, reutilizar materiais para tornar nosso dia a dia mais agradável.

Querem algumas dicas simples? 

Potinhos e garrafas de vidros.



Quase todos os dias utilizamos os potinhos e garrafas de vidros em nossa casa, comprados com molho de tomate, azeitonas, maionese, azeite, bebidas, etc.. E o que são feito com eles?
Quando não são jogados em qualquer canto armazenando água e provocando dengue, vão para nossos lixões aumentando o número de acúmulo em todos eles.
Porque não fazer um doce bem gostoso, um licor, bolachinhas, balas e dar de presente?




É tão simples fazer. Basta esterilizar os vidros com carinho e colocar dentro o que você deseja.
E para decorar outra reciclagem:
Você pode pegar aqueles cadernos ou agendas velhas que as meninas gostam tanto com desenhos de bichinhos, florzinhas, menininhas. Normalmente depois de usada essa agendas são descartadas e aquelas gravuras tão bonitinhas desperdiçadas.
Recorte as que você gosta, cole nos vidros, nos potinhos e coloque um pouquinho de beleza nos seus trabalhos.
E se você tem um pouco mais de dons artísticos você também pode fazer uma pintura no vidro. Aí vale o que você mais gostar: mosaicos, flores, etc.

Podemos cortar as garrafas e transformá-las em vasos, decoradores e perfumador de ambiente.
Também é simples, mas cuidado, cortar vidro é perigoso, se você não tem um cortador apropriado procure por alguém que entenda, e sempre use óculos de proteção e luvas.



Para um aromatizador de ambiente basta pegar uma garrafa de vidro cortada, coloque umas folhas e flores secas, ou palha, serragem, etc. Antes misture álcool de cereal com algumas gotas de sua essência preferida e deixe as folhas e flores secas imersas por algumas horas.
Depois basta colocar no vidro fazendo sua decoração de preferencia e colocar aonde você deseja que fique bonito e com um cheirinho gostoso.
Centros de mesa podem ser feito com cascas, pau ou  flores secas; também pode ser aromatizadas e coloridas da mesma forma, e mesmo que não esteja em vidros será aproveitado e dará um cheirinho gostoso em sua casa.




Sobras de material para construção.
Muitas vezes ficam sobrando em nosso quintal, atrapalhando a decoração e juntando sujeira.
Quando essas sobras forem telhas que tal fazer um arranjo de varanda e presentear uma amiga? Ela vai amar.





Podem ser feitos com gravuras e técnicas como pátina e craquelado, ou simplesmente pintados com um desenho temático.
E também existe uma grande variedade de coisas que podem ser feitas com elas: centro de mesas, molduras para arte francesa, decoração de quarto de criança, etc.

Falando na criançada, pegue aqueles potinhos de achocolatado, latinhas em geral, e transforme em cofrinhos. Elas vão adorar, além de aprender a poupar um pouquinho.



Com os simples potinhos você pode fazer também porta canetas, porta joias, etc., basta ter criatividade e boa vontade para aproveitar aquilo que poderia estar atrapalhando na natureza.

E então, que tal tentar, ousar e criar?
Não vale a pena construir um mundo melhor?
Por hoje ficamos nessas dicas, logo postaremos mais, mostrando o quanto pode ser gostoso reciclar.

Deus abençoe a todos.
Paz e Bem!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Arte, Espiritualidade e Natureza!



Olá amigos,
Quero nessa primeira postagem explicar um pouquinho do porque estou aqui na net, fazendo este blog.
O que eu quero não é nada de extraordinário.
Não pretendo divulgar meu trabalho e assim me tornar uma artista famosa! Não tenho essa pretensão. Não com o blog... Planto sementes para que eu possa colhê-las no futuro, e as sementes são o trabalho contínuo e dedicado! Aqui só quero continuar a me comunicar através da minha arte.
Não pretendo também converter o mundo e impor a todos a minha espiritualidade, mas quero mostrar o quanto sou feliz por me sentir amada e protegida por um Deus que se chama Amor.
Não pretendo acabar com o aquecimento global ou resolver todos os problemas ambientais, mas desejo muito, muito mesmo, mostrar para o meu mundinho para os meus amigos e familiares o quanto é bom viver em harmonia com a natureza, o quanto é bom respeitar e ser respeitado... Cuidar daquilo que temos, ouso dizer é sinal de inteligência e não de estilo de vida.
E talvez ainda nem atinja nenhum destes objetivos. Não tem problema!
Servirá a mim mesmo como relato, diário, confissão, memória.... Qualquer coisa que me faça nunca se perder no "Vale do esquecimento", e que eu tenha diante de mim o compromisso com aquilo que sempre acreditei.
Ainda que a vida, o tempo, os novos e velhos amigos me acrescentem coisas novas. Amém! Elas são bem vindas! Mas somará apenas um pouco mais no pacote daquilo que sou, daquilo que Deus pensou de mim quando me criou.

Porque Arte, Espiritualidade e Natureza?


 A arte é a minha linguagem, a Espiritualidade o meu idioma e a natureza a inspiração e tantas vezes será o assunto.
Até logo, com outras postagens, dicas e partilhas.
Paz e Bem!!!!